6 de dezembro de 2005

Descoberto Petróleo na costa Portuguesa



Há anos que as principais petrolíferas vinham a comprar segmentos de exploração nas águas nacionais. Durante as últimas 2 décadas foram frequentes as notícias de pequenas marés negras nas costas do litoral Norte e Centro. Eu próprio presenciei algumas nos areais da Figueira da Foz. A explicação oficial foi sempre a de que o fuel-óleo era fruto da limpeza ilegal de alguns porões de navios! Esta explicação, embora simplista, sempre satisfez o povo!

No entanto, surgiram boatos nos últimos tempos, de que algo em grande estaria para acontecer. As obras de remodelação e alargamento do porto da Figueira foram apenas um indício. Porquê investir num porto que dista apenas 40 Km do porto de Aveiro, um dos maiores do país e muito mais bem servido em termos rodoviários e ferroviários que a Fig da Foz!? Porque é que se vêm tantos estrangeiros nas ruas da cidade e nos arredores!

Pois é descobriu-se a pólvora! Em pleno oceano, distando 100 milhas da costa, uma dessas empresas descobriu um filão capaz de produzir, pelo menos, 20 milhões de barris! Presume-se que mais filões estarão por descobrir dado que a prospecção naquela zona tem estado parada nos últimos 10 anos, por forma a concentrar atenções na extracção do que já fora descoberto. A descoberta foi feita há 15 anos, mas tem vindo sucessivamente a ser abafada para preparar o país tanto democraticamente como economicamente para tal!

O receio de uma guerra civil patrocinada por interesses económicos (como se tem assistido nos últimos anos no médio oriente e em África) num país onde a democracia estava ainda a dar os primeiros passos e onde a corrupção é um cancro incontrolado, foi um dos factores que levaram aqueles que sabiam da novidade a não a divulgarem! Outro dos motivos foi o facto de a esquerda radical ter ainda muito poder e de influenciar directamente os ambientalistas que se oporiam de formas radicais à construcção de um campo petrolífero, se disso tivessem conhecimento! Por último, acharam melhor preparar todas as estruturas básicas (a plataforma já está a ser erguida), logísticas e a mão de obra - metade nacional metade internacional.

Uma das formas encontradas para formar mão de obra foi uma artimanha genial! Todos sabem que o ordenado de um trabalhador numa plataforma petrolífera é principesco, fruto da dureza do trabalho e das condições de vida a que estão sujeitos. Ora durante anos foram-se enviando pequenos grupos de portugueses para trabalhar em plataformas no mar do Norte, onde adquiriram o "know how" que agora poderão voltar a utilizar se estiverem interessados em tal. Alguns já foram contratados, sendo que os períodos de isolamento em alto mar serão agora muito reduzidos dada a proximidade da costa e o tráfego marítimo contínuo nesta zona do globo, que permitirá misturar trabalho em terra com trabalho no mar, o que ajuda a manter a sanidade mental dos trabalhadores! Este tem sido um dos grandes problemas das petrolíferas desde sempre. Como motivar durante 6 meses, pessoas que trabalham em turnos de 12 horas diárias, que vêm as mesmas pessoas diariamente e que à sua volta apenas vêm mar e metal!

O jornalista que está a preparar esta peça contactou entretanto com representantes de alguns partidos e de estruturas da sociedade para saber qual a sua opinião sobre o futuro deste empreendimento.

Os partidos de centro-esquerda, centro-direita e de direita foram quase unânimes, na necessidade de criar formas de rentabilizar os ganhos que daqui advirão! Sendo assim os direitos de extracção serão entregues a privados que entregarão uma quota parte ao estado, da mesma forma que se faz em muitas partes do globo. Já foram estabelecidos contactos com outros países produtores de petróleo para saber o que está a ser feito com o dinheiro daí proveniente e o que planeiam fazer para se precaverem do final do ouro negro!

Já os partidos mais à esquerda defendem que o estado deve explorar os poços ele próprio e investir os dividendos obtidos na melhoria da qualidade de vida dos portugueses. Segundo eles, é esta a altura do português passar a ter poder de compra ao nível dos mais altos da Europa. Quando questionados sobre se não seria mais vantajoso aplicar o dinheiro para deste modo precaver o futuro, a resposta foi, não! Tal é uma política capitalista que não tem em linha de conta o bem estar dos portugueses, pois só alguns é que beneficiarão dos dividendo provenientes do petróleo. Estamos preparados para lutar contra a apropriação deste bem que é de todos, por outros que não o estado, disseram ao jornalista

Os ecologistas dizem não à extracção em frente ao estuário da Figueira. Segundo eles, tal colocará em perigo todo o ecossistema marinho da região fruto do aumento de tráfego e de poluição inerentes a tal projecto.

Por último, os sectores bancário e empresarial rejubilaram com a novidade! O bancário obviamente sugere o investimento para que o dinheiro não acabe juntamente com o petróleo. As principais empresas já procuram adaptar-se ao que está para vir. A contrucção civil na região vai aumentar para albergar todos os operários, assim como a hotelaria de luxo, do qual e região é muito deficitária!

Entretanto, o as forças armadas estão já a reforçar o seu arsenal com unidades móveis, navios, submarinos e aviões, para poder manter em segurança a zona. A NATO prevê aumentar o número de operacionais no quartel general em Sta Margarida e os EUA anunciaram um reforço das tropas estacionadas nas Lajes para fazerem face a qualquer situação anormal!

Em cima da mesa está também a alteração do estatuto junto da União Europeia, de membro permanente, para um estatuto idêntico ao da Noruega. Isto implica o fecho das fronteiras o que está a criar crispação junto do governo de Madrid que vê nisto uma forma de controlar o investimento e expansão espanholas no nosso mercado!

O que acontecerá agora ao nosso pequeno rectângulo à beira-mar plantado!?!?!?!?!?



E se se descobrisse petróleo em Portugal? O que acham que aconteceria? Deixei uma pequena sátira a uma situação hipotética, que não se sabe se virá a ser realidade! As grandes petrolíferas andam há anos a fazer prospecção de petróleo ao largo da nossa costa, pode ser que um dia encontrem alguma coisa! Aliás, alguma coisa têm encontrado, mas até agora nada que valha a pena explorar. A ver vamos o que nos reserva o futuro!

Espero que tenham gostado e que não induzido ninguém em erro.

Cumprimentos,

RC

2 comentários:

Anónimo disse...

Bolas, quando comecei a ler o texto parecia que nem estava a ler bem: petróleo ao largo da figueira!?!? Segredo "milionário" guardado em segredo durante 15 anos?!?!? - principalmente durante os periodos de suposta crise que atravessamos?!?!
Algo parecia não estar a bater certo pelo menos no Portugal que eu conheço! - Acho que seria sensato demais e isso contrastaria com a insensatez de muitas decisões político-económicas tomadas no nosso país. - Em suma, era bom demais para ser verdade.

Quem sabe, um dia o sol brilhará na paia da claridade rasgado por um jacto de ouro negro... que sabe.

Rui Neves


Eu até... confesso...já tinha telefonado ao Guarda Serôdio a perguntar se era verdade. (ele logo respondeu: "não sei de nada, não ouvi nada, não vi nada e por isso jnão há nenhuma ocorrência a registar!")

RC disse...

Pois, tens razão, seria quase impossível guardar um segredo destes em Portugal durante 15 anos! Com as fugas que há em todo país, seja de informação, sejam de outros tipos, talvez demorasse 1 mês até toda a gente ter alugado um barquito para ir ver o óleo a sair do mar!

Por falar em Guarda Serôdio, lembraste-me de um assunto que será tema da próxima crónica!

Abraço,

RC