13 de fevereiro de 2006

Quioto vira negócio

E se de repente fosse possível tapar o buraco de Ozono?

Apesar de muitos apelidarem de teoria do catastrofismo e não acreditarem no aquecimento global do planeta, mesmo com tantas e tantas evidências há sua frente, o buraco de Ozono existe e está a aumentar!

Para tentar diminuir as emissões de carbono, responsáveis pelo efeito de estufa e aquecimento global do planeta, foi ratificado em 1999 um tratado, que viria a ser conhecido como Protocolo de Quioto, em que os signatários se comprometem a diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos em 5,2% até 2012.

Nos últimos tempos tem surgido na imprensa notícias que denunciam o incumprimento português do tratado. Até 2012 não iremos conseguir cumprir todos os pontos do tratado e como tal teremos que comprar quotas de não poluição a países cumpridores.

Ora, deparei hoje com uma empresa chamada "Carbono Zero". Esta empresa dedica-se à compensação das emissões de carbono por empresas ou particulares, através da plantação de árvores. As árvores, durante o processo fotossintético, captam CO2, funcionando como sorvedouros naturais de carbono.

A C-0 calcula a quantidade de carbono produzida por cada um e a quantidade de árvores necessárias para compensar essas emissões. No site é possível a um particular calcular as suas emissões e financiar a plantação das árvores que irão compensar as emissões. Outro factor positivo é o facto de 80% das árvores plantadas terão que ser espécies autóctones (ou seja nada de eucaliptos, entre outras).

Parece-me uma boa ideia que tem tido bastante adesão, principalmente de empresas privadas que assim encontraram uma forma de rapidamente cumprirem as emissões.

Sendo impossível nos tempos que correm, não consumir electricidade, não andar de carro ou usar transportes públicos, parece-me uma boa forma de compensarmos o ambiente!

Cumprimentos,

RC

Sem comentários: