1 de fevereiro de 2006

Ski

O profissional.......

Fui no passado fim de semana para Stöten com a malta do laboratório. Stöten é um daqueles sítios que só existem por causa da neve. Situado no meio das montanhas, apenas se encontram lá elevadores de esqui, algumas casas para a malta dormir e o importantíssimo local para o "After-ski"!

Após comprar 1h de aula particular lá comecei a descer a pista das crianças. É muito confrangedor ver os putos de 5 anos a passar por nós a alta velocidade e eu, pobre coitado, a pensar: "peso todo do corpo para a esquerda para virar, agora peso todo para a direita para virar ao contrário, mas então isto não vira, querem ver que volto a atropelar o mesmo gajo e desta vez em vez de um simples shit, levo mas é um murro!!!" Mas pronto, ao fim de 1 hora resolvi virar-me para as pistas verdes, as mais fáceis. Tive a sorte de escolher mesmo a mais fácil das verdes. Consegui desce-la nas calmas e chegado cá abaixo lá voltei para a descer outra vez! Lá tentei outra verde, mas o cansaço já começava a ser algum, então metade do tempo de descida andei a comer neve!

Nada como uma pausa para depois ver se consigo descer uma pista desde o topo da montanha, pensei eu. Assim tentei. Aliás, assim fiz, o problema é que os joelhos já não respondiam então fui a direito nalgumas curvas, mas sem stresses, não aleijei nenhuma árvore!!!

Estava na altura de me reencontrar com os meus colegas, que suecos como são, já andam em cima de skis/snowboards desde que aprenderam a andar, e como tal, andam nas pistas pretas na maior e ainda se queixam que podiam ser mais longas ou termais inclinação ainda! Se eu algum dia conseguir descer uma pista preta sem ser com a cara no chão, fico feliz da vida!!! Lá fomos para o after-ski beber um copo antes de ir para casa. Engraçadas estas festas de after-ski. Há uma banda daquelas das nossas festas de Verão, a tocar grandes hits e depois andam ali umas centenas de pessoas a andar de maneira esquisita, por causa das botas de ski, que não permitem que os pés dobrem!

No dia seguinte lá voltámos para as pistas. Mas começou bem o dia para mim!!! Os meus colegas levaram-me para uma pista preta! Foram só 50m que fiz nessa pista, mas demoraram alguns 10 min! O objectivo foi atingir as pistas mais centrais a partir do local onde ficava a nossa cabana. E a forma mais rápida e menos cansativa era por ali. Só que eu não sabia disso... Senão jamais o teria feito!!! Chegado cá abaixo, fui a correr para a pista dos putos, para ver se recuperava um pouco de auto-estima (isto se ignorasse os putos e olhasse apenas para os novatos!!!). E assim recomeçou mais um dia de descidas que correu muito bem, até resolver experimentar novas pistas! Nessa altura e quando os joelhos já se começavam a queixar novamente, comecei outra vez a ver a neve mesmo à frente dos olhos!!! Decidi então, depois de uma frustrante descida que já chegava e que o ideal era ir para a festa antes de ir até casa tomar o merecido banho!

Gostei da experiência. Não custou tanto quanto esperava apanhar-lhe o geito. Falta é um pouco de preparação física para aguentar mais horas e aprender a outra técnica de virar para poder descer colinas mais inclinadas. Para além disso, está-se em contacto permanente com a natureza e tendo a sorte de apanhar uns dias como eu apanhei, tem-se a oportunidade de observar os magnificos por do sol suecos, como as fotos testemunham. O único senão é o preço. Tudo somado, aluguer de equipamento, aula de ski, passe de elevador para 2 dias, alojamento e comida deve ter ficado por mais de 50 contos. Mas, uma vez por outra, sabe bem para fugir à rotina.



RC

5 comentários:

Cátia Oliveira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cátia Oliveira disse...

Agora sim...que o outro comentário tinha um erro...eu bem li várias vezes, mas o sono mata-me! Estou a imaginar...Ski...Boa! Eu teria medo de partir uma perna...mas é verdade que quem experimenta, não quer outra coisa!
Que venham mais aventuras e fotos fantásticas!
Beijocas

Alice disse...

Deixa la! Ao começares pelas pistas das crianças fizeste de certeza uma figura melhor do que alguem que eu conheço que resolveu começar directamente nas pretas e comeu neve até cá abaixo, quase se diluindo na paisagem... :P
Beijos

Anónimo disse...

Afer-Ski parece um conceito interessante:)

Post curtido:)

HQF

RC disse...

Hoje em dia é complicado partir uma perna porque os skis têm um sistema de segurança que faz com que saltem dos pés antes da perna partir. Claro que isso depende muito da forma como cais ou contra o que vais!

Isso de começar nas pistas pretas só de doidos!!! Atitude um bocado de herói! Espero que não se tenha magoado!!!
´
O after-ski é de facto um conceito engraçado. Mas mesmo engraçado é ver a malta a tentar mexer-se dentro daquelas botas, e curioso é que segundo consta, as grandes lesões nas estâncias de ski actualmente ocorrem nos after-ski! A malta escorrega e zás!!! Parte qualquer coisa!!!

Beijos e abraço,

RC