Este filme Canadiano revelou-se uma agradável surpresa. A acção decorre em 3 locais distintos tanto em localização como em termos culturais, do planeta.
No Canadá damos de caras com um actor porno, seropositivo, que, para não ser obrigado a parar de filmar e assim perder a sua fonte de rendimento, tira sangue ao pai (doente) e quando faz o teste troca as amostras. Um dia, recolhe uma amostra de sangue do pai sem saber que este está morto e assim descobre-se a trama.
Noutro canto do planeta, em África, três missionárias Canadianas tentam ajudar a povoação local, abusada por patrões e que sofre com a praga da SIDA. Uma das freiras começa então uma luta interna, em que tem que escolher entre fazer as coisas segundo a vontade de Deus ou cometer pecados que significam ajuda à população local, por parte do dono da plantação de tabaco com quem é forçada a envolver-se. No final vem-se a descobrir que as seringas utilizadas pelos médicos eram recicladas pelas crianças sem serem esterelizadas, constribuindo assim os médicos, involuntariamente, para a disseminação da doença.
No Sul da China, a uma pacata localidade, chega um dia uma senhora numa carrinha branca que promete 5$ a cada pessoa se de duas em duas semanas doarem sangue. Toda a aldeia resolve então doar sangue, mas uma pessoa é impedida de doar porque se encontra constipado. Este pai resolve então levar a filha de 10 anos a doar sangue, para assim ganhar o dinheiro suficiente para comprar arroz para plantar. No final mulher e filha morrem com SIDA, toda a aldeia está contaminada, toda, excepto este homem, que não pode doar sangue.A vida desta personagem perde, de um momento para o outro todo o significado e o campo de arroz que cresceu fruto do trabalho e sangue de mulher e filha perdeu toda a importância que tinha.
3 histórias, 3 localizações diferentes, "3 agulhas". Muito em comum, num filme comovente, simples e muito provavelmente faz um retrato fiel de situações que acontecem no nosso planeta todos os dias.
Nota: 9/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Queria-te agradecer pelos resuminhos dos filmes. Muito util.
Até fiquei cheia de vontade de ir ver uns qtos...
Jinhos
SaraG
Ena,
tiveste paciência para ler tudo!?:)
Hão-de vir mais. Ainda faltam uns quantos filmes.
Quero ver é se escrevo menos para o pessoal não apanhar seca.
Bjs
RC
Enviar um comentário