20 de novembro de 2005

The great ecstasy of Robert Carmichael

Um filme simplesmente chocante! Faz lembrar "Kids", mas com um final bastante mais poderoso/chocante/arrepiante, que fez muitas das pessoas presentes na sala fechar os olhos ou virar a cara para o lado!

O filme dá-nos uma imagem do dia a dia de uma cidade pescatória em Inglaterra. A decadência da adolescência, marcada pelo consumo de drogas, tabaco, álcool é o tema principal do filme. Robert Carmichael é a personagem principal. Bom aluno, com grande talento a tocar violoncelo, tem dificuldades no relacionamento com as outras pessoas. Os seus únicos momentos de prazer/libertação parecem ser quando consome drogas ou quando se masturba a ler livros de sado-masoquismo.

A acção desenrola-se durante o início da invasão do Iraque pelas tropas da coligacão e são constantes durante o filme as referências à invasão. Talvez a realizadora esteja a tentar mostrar que o verdadeiro combate/guerra se deveria fazer nas nossas ruas, escolas.

Um filme muito bom logo ao 2º dia de festival. Recomendo vivamente a quem tenha a oportunidade de o ver. Não sei se já terá sido comprado por alguma distribuidora, mas certamente irá ser.

Nota: 8/10

Sem comentários: