Sim, não leram mal o título. Vou falar de pão! Não de panados com pão nem de pão com panados...(peço desculpa aos que não entendem o trocadilho, mas há quem se vá rir um bocado ao relembrar certas e determinadas situações:))
Ora, falando de pão, cresci numa aldeia onde para se ter pão quente bastava deixar um saco de plástico vazio pendurado na varanda com a carteira lá dentro e quando se saia da cama lá estava o saco cheio a balouçar ao sabor do vento. Onde quer que se vá no nosso país encontramos sempre padarias, onde se pode comer pão acabado de fazer. E em todas as regiões do país encontramos diversos tipos de pão, cada um melhor que o outro.
Mas só quando se vive num país estrangeiro é que nos apercebemos quão boa é a nossa industria panaficadora! Falando da Suécia, encontrar pão quente só aquele pré feito que se mete 10 minutos no forno e está pronto a comer. Na Holanda idem aspas, e em todos os outros países por onde já passei, foi raro aquele em que o pão me encheu as medidas!
Mas, perguntam-se vocês, porque raio é que me lembrei de falar de pão!? No passado fim de semana recebi para as mãos o jornar "o independente" e juntamente com este o seu suplemento "Vida". Aí encontrei um artigo do qual passo a transcrever algumas passagens.
"Fazer Farinha, Pão Nacional laureado
Portugal foi o país protagonista do Festival Europeu de Pão, que teve lugar em Itália, neste mês. A Associação dos Industriais de Panificação do Norte (AIPAN) representou a confecção portuguesa e acabou por conquistar o primeiro lugar no evento. (...) "Vendemos tudo quanto produzimos durante os três dias em que lá estivemos. Dos dois mil pastéis de nata aos 300 bolos-rei, passando pela tonelada de broa e pão de milho até aos 100 quilos de pão de centeio, todos os nossos produtos foram verdadeiramente bem recebidos pelos italianos."(...) O resultado da presença portuguesa foi tão positivo que a edição de 2007 terá lugar em terras lusitanas;(...)"
Pois é, ganhámos mais um prémio ao nível gastronómico, depois de no ano passado um "Chef" português ter ganho aquilo que muitos consideram os prémios nobel da culinária! De comida sabemos nós. Comer bem é o que se quer, e mesa sem pão não é uma mesa completa!
ps: Um beijo para a minha avó que faz a melhor broa do Mundo!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Já tive oportunidade de comer essa broa! É digna de post:)
mlc
Tu nem me fales!
Que saudades da broa!
E dum belo pão da mealhada!...
Ou o simples papo-seco da mercearia da esquina...
Só mesmo o pão do Continente é que n valia nada... tal como não vale o do Sainsburys ou do Tesco... baaaaaaaaaah!
Enviar um comentário