16 de janeiro de 2006

Diferenças culturais

Este fim de semana tive mais um dos muitos choques culturais, que são inevitáveis entre povos tão diferentes!

A história até se poderia chamar "Rapidinha", mas devido às alusões que o termo poderia ter resolvi escolher este.

Em busca de apartamento!

Para começar, achei logo estranho que diferentes imobiliárias anunciassem os apartamentos num mesmo site! Se fosse em Portugal os angariadores andavam caladinhos a tentar vender o apartamento que tinham encontrado primeiro que todos os outros e que era o melhor do mundo! Aqui temos tudo num site. www.hemnet.se Desde fotos, à área, passando pelo valor real do apartamento. Uma organização fantástica. De se lhe tirar o chapéu. E aqui estou mesmo a ser sincero.

O mais estranho começa quando decidimos visitar o dito apartamento! Ora nesse mesmo site olha-se para os horários de visita e são quase todos iguais. Quero com isto dizer que são todos ao domingo e à segunda. E a hora também não é muito diferente! Ora isto levou-me a fazer um horário de visitas. 5 minutos para este, 10 para aquele que fica mais longe, 15 para o outro que gostei das fotos...enfim. Já para não falar que se tem que excluir visitar zonas diferentes da cidade. E lá fui eu, Domingo de manhã, de mapas na mão, tentar encontrar os apartamentos que entretanto tinha escolhido visitar. A coisa correu logo mal! Atrasei-me para o primeiro apartamento! Cheguei 15 minutos depois do início da visita. Restavam-me 15 minutos!!! Entro, dou uma olhadela rápida, olho em volta e para além dos outros desesperados que como eu corriam a ver o apartamento, só lá estava o gajo da imobiliária! Ora de certeza que ele é a pessoa indicada para perguntar se a vizinhança é boa, se há barulho à noite, se os vizinhos têm animais em casa ou crianças pequenas! Mas pronto, lá perguntei o que queria e puz-me a andar para o próximo. Lá cheguei, vi a correr e saí em busca do próximo apartamento! Infelizmente não cheguei a horas. Aliás, nem cheguei! Enganei-me na paragem do autocarro então já nem tentei lá ir! Restavam-me mais 3 à tarde e desta vez cheguei a horas e consegui ver todos a correr. Não é preciso dizer que no final da correria estava obviamente cansado!

Hoje começaram as licitações! Isso, leram bem! Os apartamentos por cá têm um preço base e agora os interessados fazem um leilão. Quem der mais, fica com ele! Ora, nunca se tem a certeza se conseguimos ficar com o apartamento que queremos, o que significa que durante este processo não podemos ficar parados a ver no que dá!

Não sei se eles se divertem nesta correria, agora eu não achei piada nenhuma. No entanto, a demanda terá que continuar...

Cumprimentos,

RC

Sem comentários: