22 de janeiro de 2006

Muito tem que mudar

Exerci ontem, Sábado, o meu direito de voto. O voto dos emigrantes processa-se durante 3 dias. No entanto, para votarem, os portugueses têm que se deslocar ao consulado onde se encontram recenseados. Ora, eu moro em Estocolmo, mas imagino que se houvesse algum pobre emigrante português a residir em Kiruna, que fica apenas 1000 Km a norte daqui, a vontade de vir ao sul só para votar, não seria muita! Então estando as temperaturas como estão e tendo nevado ininterruptamente desde a noite de 5a até meio da tarde de Sábado é que a pouca vontade que já teria se deveria esvanecer rapidamente, e ser substituida por uma bela de uma sauna, seguida por uns rebolanços na neve!!!

Tendo já ouvido hoje um comentador dizer que a abstenção entre os emigrantes, teria atingido níveis históricos, revolta-me um pouco esta situação! Porque é que nestas eleições não se pode votar por correspondência, como nas legislativas! Evitava-se assim pagar a 5 ou 6 pessoas para passarem 3 dias num consulado a papaguear sobre a forma dos flocos de neve que caem na rua! É que no Sábado votámos 2 pessoas! Isso mesmo, fomos dois, que fomos juntos votar às 18.50! Nem quero imaginar o quão produtiva terá sido a tarde daquelas pessoas, a guardarem a urna de voto, lacrada com fita cola e com um livro a tapar a ranhura! Nem cheguei a perceber se aquilo era mesmo uma urna ou se era uma caixa revestida de fita cola castanha, mas pronto...De certeza que iria haver muitos mais votantes se as pessoas podessem exercer o seu dever cívico a partir de casa. É que aqui até nem é preciso procurar um marco de correio! As cartas deixam-se num local próprio dentro do prédio e alguém se encarrega do resto!

Mas pronto, depois destas eleições estou feliz. Soares saiu triplamente derrotado! Perdeu, foi terceiro e não adiou o resultado para uma 2a volta! Fiquei igualmente feliz por Manuel Alegre, que em Coimbra conseguiu mais de 27% dos votos e ficou à frente de Soares em quase todos os distritos do país. Esperemos que no futuro mais independentes consigam reunir apoios para se candidatarem à presidência da República! Este cargo é acima de tudo apartidário e jamais deveria ser ocupado por alguém do sistema.

Cumprimentos,

RC

Sem comentários: