19 de fevereiro de 2006

Soprar para arrancar!!!

Já se imaginaram a entrarem no vosso carro, depois de uma amena cavaqueira entre amigos, onde beberam 2 finitos (ou imperiais para os que não souberem ao que me refiro!), `tentarem iniciar o motor do carro e....nada!? Ah, esqueci-me de referir que antes tinham soprado para o detector de alcoolémia que se encontra ligado ao motor de arranque do carro! E que este tendo detectado um nível acima do permitido por lei bloqueia o motor!!!

Pois é, parece saido de um filme, mas carros assim já circulam na UE. A Suécia quer mesmo tornar obrigatória a montagem destes sistemas nos veículos novos, a partir de 2012. No entanto, actualmente tal pretensão esbarra com as leis comunitárias em vigor. Para além da Suécia também a França e a Holanda estão a testar este sistema. Segundo dados estatísticos, morrem na UE 10000 pessoas por ano em acidentes directamente relacionados com a condução sob efeito de álcool.

Parece-me uma medida interessante, mas que irá colher muita resistência por parte de diversos sectores da sociedade! De facto tal sistema já é utilizado nos EUA, Canadá e Austrália, como subtituição da pena de prisão. As únicas questões que coloco é que se o tradicional "teste do balão" por vezes se engana (por exemplo quando se está a tomar determinados medicamentos, estes podem interferir com os resultados do teste do balão), como resolver um caso de engano, se isto por acaso acontecer no meio do nada, onde as redes de telemóvel não existem e a povoação mais próxima ficar a várias dezenas de Km! E como prevenir que o papá não diga ao puto "Anda lá óh maior, sopra praqui qué pra irmos embora, senão vais empurrar o carro! E tu mulher está calada senão empurras também!!!"

Cumprimentos,

RC

ps: parte destes dados foram recolhidos de uma notícia publicada no público há umas semanas!

Sem comentários: