2 de novembro de 2005

O Chauvinismo Britânico

Chegou-me hoje à caixa de correio um daqueles malditos forwards que me fazem perder uns segundos a ver se vale a pena ler ou não! Pois assim que comecei a lê-lo não consegui parar. Não por gostar do que estava a ler, mas para ver até onde iriam as ridiculas descrições da nossa história, as humilhações e insultos ao nosso povo, cultura, feitas por alguém que nunca pisou solo Português e que de Portugal apenas conhece um restaurante Português, que aliás era o assunto do artigo, facto do qual temos conhecimento apenas ao final de uns belos minutos de leitura!

Visitei Inglaterra este Verão. Vim de lá com uma opinião completamente diferente do povo Inglês do que a que tinha antes de embarcar no avião. Para tal, de certeza que contribuiu a companhia e as peripécias vividas nas nossas passeatas pela província Britânica. No entanto este artigo vem provar que afinal o chauvinismo porco do Ingleses existe. Podem-me dizer que é uma excepção à regra, mas muito sinceramente duvido. Se o fosse de certeza que eu e outros não teriamos este estereótipo dos ingleses.

Nos "entretantos" já seguiu um e-mail de protesto para o editor do daily times e uma consulta ao blog desse senhor mostrou-me que outros Portugueses já se tinham revoltado e deixado lá patente essa revolta.

Deixo aqui os links para o artigo em causa e para o blog dessa criatura!

http://women.timesonline.co.uk/article/0,,18030-1730930,00.html
http://www.unreasonableman.net/2004/05/the_hunger_gap_.html

Tive também conhecimento desta carta enviada ao editor por mais um compatriota nosso que acho que merece a pena ser divulgada.
http://maschamba.weblog.com.pt/arquivo/2005/10/3_1.html

3 comentários:

CHV disse...

Devo dizer que concordo com todas as críticas de que foi alvo esse tal de AA Gill, por sinal um borlista opinador que é pago para isso mesmo, para mandar as suas patacoadas sobre coisas que não sabe. Refiro-me, claro está, aos seus comentários sobre o país "Portugal"...
Já acerca do "Tugga", e apesar de até ser co-dirigido por um colega contacteante, da edição 3, salvo erro, não me vou pronunciar. Nunca lá fui, mesmo tendo curiosidade, mas posso transmitir aqui um facto: já tive amigos que me falaram do tal restaurante e os comentários foram que o restaurante não faz justiça à boa comida portuguesa. Além de ser muito caro - mesmo em Londres consegue-se comer por metade do preço que eles cobram - a qualidade do repasto deixa algo a desejar.
E esta opinião (avalizada pelo facto de me ter sido transmitida por malta portuguesa da nossa idade) é apenas mais uma, no seguimento do tal artigo desse Gill e de outros tantos... Ao que parece não foi só este que falou mal do Tugga, houveram outros artigos de opinião idênticos, escritos por outros opinion-makers...
Mas isto tudo para quê? Para dizer que se calhar eles até têm razão! Se calhar o restaurante não justifica mesmo os preços que lá se praticam... se tiver oportunidade de lá dar um salto, fica aqui a promessa que direi de minha justiça! Se calhar eles até têm razão! E não é por causa de um artigo de opinião menos bem conseguido por esse tal de Gill que podemos passar um atestado de chauvinismo a todos os ingleses! Acredito que em todos os lugares e em todas as culturas se conseguem encontrar bons e maus exemplos, boas e más pessoas, boas e más opiniões! Mas mais do que ser bom ou mau, são diferentes! E é dessas diferenças que nascem as grandes discussões. E é por não pensarmos todos da mesma forma que o mundo continua a mudar e a evoluir!
É importante sabermos levar essa mudança no sentido certo! E isso passa por respeitarmos a opinião dos outros, por mais idiotas que se calhar até possam ser! É também importante não tomarmos o todo pela parte! Sob pena de nos arriscarmos a que façam o mesmo connosco! E se calhar até seria mais lógico tomarem a parte pelo todo, e aí ficaríamos certamente a perder! Como todos sabemos, a imagem de Portugal no estrangeiro não é, de todo, a melhor.

RC disse...

Pois, não tenho nada a dizer sobre as críticas ao restaurante. Já fui a restaurantes Portugueses no estrangeiro que não recomendaria a ninguém! Amigos ou inimigos. O que me revoltou foi a descrição do nosso povo, cultura! Sendo o artigo desse senhor para falar sobre um restaurante, passou 75% do artigo a dizer mal de NÒS!!! Não do restaurante!

Abraço

RC

CHV disse...

Entendido! O homem provou ser um verdadeiro idiota, por falar tanto e tão mal de um país onde nunca sequer esteve.
Mas daí não se pode concluir que todo o povo inglês é idiota como esse fulano!